Satisfação e Qualidade Percebida
De julho a novembro de 2020 você poderá receber uma ligação de representante da Anatel sobre pesquisa relativa à satisfação e à qualidade dos serviços de telecomunicações. As perguntas tratarão apenas desse tema e serão solicitados, ainda, os seguintes dados pessoais, essenciais para compor o perfil sociodemográfico dos entrevistados:
- estado e município de residência;
- idade;
- renda; e
- escolaridade.
A pesquisa não inclui qualquer pergunta sobre número de documentos pessoais, e-mail para contato, endereço, número de cartão de crédito, dados bancários ou senhas. Fique atento e não caia em golpes!
Em 2020, além da coleta regular anual, a Anatel também está fazendo no mesmo período uma pesquisa piloto para testagem de novo questionário para atualização dos temas a ser aplicado a partir da edição de 2021.
Desde 2015, são realizadas anualmente pesquisas que medem simultaneamente a satisfação e a qualidade percebida pelos consumidores dos serviços de telecomunicações para os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel (pré e pós), banda larga fixa e TV por assinatura.
Acesse os dados com os principais resultados de todas as edições já realizadas da pesquisa.
Relatórios e apresentações
Os relatórios descritivos são preparados pela empresa pesquisadora contratada para realização das entrevistas e apresentam uma visão detalhada dos resultados, por serviço e ano, com todas as notas de satisfação geral e de qualidade percebida, informações sócio-demográficas, amostras e metodologias.
Os relatórios analíticos e as apresentações são elaborados pela Anatel e se concentram nos principais destaques identificados pela equipe de coordenação da pesquisa.
Todos esses documentos podem ser obtidos nos links a seguir:
Relatórios descritivos |
Apresentações |
Relatório analítico |
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Ano |
Banda Larga Fixa |
Telefonia Fixa |
Telefonia Móvel Pós-paga |
Telefonia Móvel Pré-paga |
TV por Assinatura |
Todos os serviços |
Todos os serviços |
2019 |
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2018 |
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2017 |
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2016 |
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2015 |
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Dados
Você também pode baixar as planilhas com os resultados de todos os indicadores da pesquisa e os dados brutos de cada entrevista (sem identificação da pessoa entrevistada), com os respetivos glossários, por serviço.
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Banda Larga Fixa |
Telefonia Fixa |
Telefonia Móvel Pós-paga |
Telefonia Móvel Pré-paga |
TV por Assinatura |
Dados Consolidados |
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Dados Brutos |
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Glossários |
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Todos os arquivos |
Link (arquivo .ZIP) |
Saiba Mais
Manual de Aplicação da Pesquisa – atual
Manual de Aplicação da Pesquisa – 2015, 2016 e 2017
Resolução nº 654/2015, da Anatel, que aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.