Leonardo Euler de Morais
Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Leonardo Euler de Morais é servidor de carreira da Anatel desde 2006, aprovado no primeiro concurso público realizado pela Agência.
Foi assessor de conselheiros, gerente de Acompanhamento Econômico da Prestação e Chefe da Assessoria Técnica.
Em 2016, assumiu o mandato de Conselheiro Diretor. Leonardo de Morais é o primeiro servidor de carreira da Agência a integrar o órgão máximo da Agência.
Também exerce a função de Presidente do Comitê de Espectro e Órbita (CEO), cujo objetivo é subsidiar o Conselho Diretor no exercício de suas competências legais na tomada de decisões relativas ao plano de atribuição, destinação e distribuição de faixas de radiofrequências no Brasil, à utilização do espectro radioelétrico e ao uso de recursos de órbita e espectro para operação de redes de satélites.
No final de 2018, foi nomeado Presidente da Anatel até novembro de 2021.
É formado em Ciências Econômicas e possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília, onde já atuou como professor de Introdução à Economia. Antes da Anatel, trabalhou no setor elétrico, na Eletronorte, na função de analista.
Documentos Relacionados
- Decreto de nomeação do conselheiro Leonardo Euler, de 14/12/2016 , publicado no Diário Oficial de 15/12/2016
- Termo de Posse do Conselheiro Leonardo Euler, de 15/12/2016 (PDF)
- Decreto de nomeação do conselheiro Leonardo Euler como presidente da Anatel, publicado no Diário Oficial da União em 05/11/2018.
Publicações recentes
É autor de publicações acadêmicas, capítulos de livros e artigos de formação de opinião sobre o setor de telecomunicações.
• Outlining New Regulatory Horizons. Our World, february, 2020.
• Obligation to do as a regulatory sanction in Brazil: Application to the telecommunications sector (Obrigação de fazer em sanções regulatórias no Brasil: aplicação ao setor de telecomunicações). Law, State and Telecommunications Review 11(2), 2019.
• Notas sobre a obsolescência do arcabouço normativo do setor de telecomunicações. Desafios da Infraestrutura no Brasil.
• Potencialidades e desafios da obrigação de fazer e, sanções regulatórias. Communication Policy Research Latin America: Volume XIII.
• Análise da alocação de recursos públicos para universalização da banda larga no Brasil. TIC DOMICÍLIOS: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios brasileiros 2017.
• Efeitos da Desoneração Tributária Sobre a Difusão da Banda Larga no Brasil: enfoque na incidência do FISTEL sobre o terminal de acesso individual por satélite IPEA Radar n° 51, 2017.
• Risk and systemic risk perception in the telecommunications sector in Brazil: an investor perspective assessment. MPRA_paper_85687.pdf.