Ir direto para menu de acessibilidade.


Agenda de missões internacionais

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 10h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h15 | Acessos: 860

Acompanhe os eventos e foros internacionais que contam com a atuação da Anatel neste ano.


Agenda 2020

Evento

Descrição/objetivo

Local

Data

Reuniões do Grupo de relatores da Comissão de Estudos 3 (CE3) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Desenvolver mecanismos de cobrança e contabilidade/liquidação para serviços de telecomunicações internacionais que utilizam as redes de nova geração (NGN), redes futuras, e qualquer possível desenvolvimento futuro, incluindo a adaptação da existente Série de Recomendações D para as necessidades dos usuários.

Genebra, Suíça

13 a 17 de janeiro

Conferência Global sobre Inovação em Governança - Rumo a estruturas reguladoras ágeis na quarta revolução industrial

Evento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Paris, França

13 a 14 de janeiro

Cybertech

Evento sobre governança e segurança

Tel Aviv, Israel

27 a 30 de janeiro

Reunião plenária da Comissão de Estudos 15 (CE 15) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Desenvolver especificações técnicas que definem as tecnologias e arquiteturas para as redes de transporte ópticas de comunicações de longa distância de âmbito global; as redes de acesso baseadas em fibra óptica ou cobre por meio das quais os assinantes se conectam; e as redes domésticas que conectam dispositivos locais entre si e com as redes de âmbito global.

 

Genebra, Suíça

 

27 de janeiro a 7 de fevereiro

Reuniões dos Grupos de Trabalhos 6A, 6B e 6C (GT 6A, GT 6B e GT 6C) e da Comissão de Estudo 6 (CE 6) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Estudos relacionados aos Serviços de Radiodifusão terrestre, incluindo estudos quanto à produção, distribuição e entrega de conteúdos visuais, sonoros, multimídia ou de dados, destinados ao público em geral, ficando excluídos de sua competência temas restritos ao Serviço de Radiodifusão via Satélite.

 

Genebra, Suíça

03 a 14 de fevereiro

Reuniões dos Grupos de Trabalho do Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Discutir temas do Conselho da UIT e das grandes Conferências/Assembleias em caráter preliminar, e encaminhar minutas de Resoluções/Decisões, recomendações e relatórios anuais às sessões do Conselho para tomada de decisão.

Genebra, Suíça

03 a 14 de fevereiro

Reunião do Grupo Assessor de Normalização das Telecomunicações (TSAG) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Rever prioridades, programas, operações, aspectos financeiros e estratégias para atividades dentro da UIT-T;Adotar programa de trabalho estabelecido na Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações 2016 (AMNT-16) e na Conferência de Plenipotenciários 2018 (PP-18), dentro dos assuntos relacionados com a UIT-T; 

 

Genebra, Suíça

10 a 14 de fevereiro 

V Rodada das Negociações de livre comércio entre Mercosul e a Coreia do Sul.

Discutir o capítulo de Tratado de Barreiras Técnicas (TBT) com o objetivo de celebrar um tratado de amplo escopo comercial. Seus termos incluem questões relativas a bens e serviços e visam à obtenção de benefícios significativos às economias de ambos os blocos, Mercosul e Coreia do Sul

 

Montevidéu, Uruguai

10 a 14 de fevereiro

Reunião conjunta do Grupo de Gestão das Comissões de Estudos 1 e 2 (CE 1) e (CE 2) do Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-D)

Relatórios de Progresso de cada Questão no ano de 2019 e os Entregáveis Anuais de 2019, os quais são produtos específicos que a Comissão de Estudos 1 deve produzir anualmente.

Genebra, Suíça

17 a 21 de fevereiro

Reunião #34 do Grupo de Trabalho 5D (GT 5D) da Comissão de Estudos 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R)

Tratar dos assuntos relacionados aos Serviços de Comunicações Móveis Terrestres, Amador e Amador por Satélite, Móvel Marítimo, Móvel Aeronáutico, Radiodeterminação, sistemas fixo sem fio e sistemas de alta frequência (HF, do inglês) nos Serviços Móveis Terrestres e Fixos.

 

Genebra, Suíça

19 a 26 de fevereiro

MOBILE WORLD CONGRESS - MWC 2020

Evento -  feira do setor de telefonia móvel

Barcelona, Espanha

19 a 26 de fevereiro Cancelada

Reunião da Comissão de Estudos 2 (CE 2) do Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-D).

Acompanhar a implementação das atividades constantes do Plano de Ação aprovado durante a última Conferência Mundial de Desenvolvimento e atuar diretamente nos temas que sejam de interesse estratégico e regulatório para o País, no âmbito da UIT-D.

 

Genebra, Suíça 

24 a 28 de fevereiro

OCDE - Comissão Europeia:  Conferência em Mensuração da Transformação Digital 

Alinhar as principais necessidades de medição para a formulação de políticas e ajudar os sistemas estatísticos a atender a essas necessidades - inclusive por meio de uma coordenação mais estreita entre as políticas e definições internacionais para a transformação digital.

Paris, França

03 a 04 de março - Cancelada

Satellite 2020

Conferência sobre a indústria de satélite

Washington D.C., EUA

9 a 12 de março

Assembleia Geral da Arctel

 

Evento da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Arctel-CPLP)

Luanda, Angola

9 a 13 de março

Reunião Plenária da Comissão de Estudos 11 (CE 11) – “Especificação de Testes, Protocolos, Requerimentos de Sinalização e Combate a produtos Falsificados” do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Acompanhar as atividades previstas no Plano de Implementação das Resoluções da WTSA-16 - Res. 96 (Counterfeit) e Res. 97 (Stolen Devices) em desenvolvimento na UIT-T

Genebra, Suíça

9 a 13 de março

Reunião da Comissão de Estudos 17 (CE-17) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T 

Acompanhar as discussões do Correspondence Group on Transformation of Security Studies (CG-xss) que aborda as transformações no na Comissão de Estudos 17 e fórum onde foi submetida a contribuição brasileira na reunião anterior

Participação Remota

17 a 21 de março

107ª Reunião do IETF (Internet Engineering Task Force) – IETF 107.

O IETF é uma comunidade, sem personalidade jurídica, que inclui projetistas de rede, prestadoras de serviços, fabricantes e pesquisadores que atuam, em conjunto, para estabelecer orientações, que na prática se tornam normalizações, em questões relacionadas à evolução da arquitetura da Internet e sua operação conjunta entre as diferentes prestadoras. 

Vancouver, Canadá

21 a 27 de março Cancelada

IIC's Telecom & Media Forum 

É uma organização de políticas de radiodifusão fundada em 1969 pela ITN (Reino Unido), ABC (Austrália), NHK (Japão) e CBC (Canadá) em um mundo de escassez de espectro, para uma associação profissional verdadeiramente global e comprometida, sempre preocupando-se em entender o impacto social e econômico da mudança tecnológica como precursor essencial da boa formulação de políticas.

Bruxelas, Bélgica

24 a 25 de março Cancelada

Reuniões Virtuais preparatórias ao XXV TDAG (TDAG Web Dialogues)

Preparar à Conferência Mundial de Desenvolvimento (WTCD 21), ITU Index e Presença Regional. 

Participação Remota

24 a 26 de março

99ª Sessão do Comitê em Políticas para o Consumidor (CCP) e 20ª Sessão do Grupo de Trabalho em Segurança dos Produtos para o Consumidor (WPCPS) no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Discutir  do programa de Trabalho;  e, para a apresentar e discutir a versão final da Recomendação da OCDE em Segurança dos Produtos para o Consumidor.

Participação Remota

30 de março e 02 de abril

Reunião da Comissão de Estudos 3 do Setor de Normalização da UIT (UIT-T) 

Estudar as questões relacionadas a tarifas e princípios contábeis (incluindo metodologia de custos) dos serviços de telecomunicações assim como os aspectos econômicos e as políticas relacionadas, objetivando o desenvolvimento de modelos e estruturas regulatórias.

Participação Remota

31 de março a 09 de abril

Reunião da Comissão de Estudos 12 (CE 12) – Performance, QoS e QoE - do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações – UIT-T

Discutir as melhores práticas e trocar experiências relacionadas com ações regulatórias para promover a melhoria da qualidade dos Serviços de Telecomunicações.

Participação Remota

15 a 24 de abril

Reunião da Comissão de Estudos 9 (CE9) da UIT-T

Discutir temas relacionados à distribuição de conteúdo audiovisual por redes banda larga de TV a Cabo, em especial os mecanismos/sistemas de acesso condicionado (CAS).

Participação Remota

16 a 23 de abril

2ª Reunião do Grupo de Especialistas da UIT sobre o índice UIT.

Continuar a discussão da proposta preparada pela Secretaria da UIT, para o desenvolvimento de um novo índice, vinculando às tecnologias digitais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Participação Remota

17 de abril

Reunião Virtual da Comissão de Estudos 7 - Serviços Científicos (SG7) e dos Grupos de Trabalho 7B (Aplicações de Sistemas de Radiocomunicações Espaciais) e 7C (Sistemas de Sensoriamento Remoto).

Discutir os trabalhos relativos aos itens da agenda da CMR-23 relacionados com os grupos de estudo em questão, que envolvem assuntos e temas de interesse nacional relacionados com os Serviços Científicos nacionais, e refletem alinhamento com proposições em fase de estudos ou de deliberação na Agência.

Participação Remota

20 a 24 de abril

36º Reunião Ordinária do Comitê Consultivo Permanente I (CCP.I) – Telecomunicações/Tecnologias de Informação e Comunicação, da Comissão Interamericana de Normalização de Telecomunicações (CITEL)

Discutir diversos temas de interesse para o Brasil frente a preparação para a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações 2020 - AMNT-20, principal conferência do setor de normalização da UIT-T onde é definida a estrutura, mandato e lideranças da UIT-T para o próximo período de estudos (2021-2024).

Participação Remota

20 a 24 de abril

81ª Sessão do Comitê de Políticas sobre Economia Digital (CDEP) - Reunião Virtual 

Discutir a Proposta de Programa de Trabalho e Orçamento para o biênio 2021-2022; atualizar sobre a revisão da implementação das diretrizes de privacidade da OCDE e Revisar a Recomendação do Conselho sobre o desenvolvimento da Banda Larga

Participação Remota

23 de abril

LACNIC 33

O evento LACNIC 33 é um dos mais importantes eventos da Internet na região, que reúne especialistas e representantes da academia, da sociedade civil, do mundo dos negócios, dos governos e profissionais do setor de telecomunicações. Durante o evento serão abordados questões como o esgotamento do IPv4, os principais desafios para a implantação do IPv6 na região, segurança, entre outras questões.  

Participação Remota

04 a 08 de maio

35ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo Permanente II (CCP.II) – Radiocomunicações, da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel).

 Primeira reunião do CCP.II no ciclo de estudos 2020-2023, em que serão iniciados os trabalhos sobre os temas a serem estudados para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (CMR-23), sendo indispensável a participação da Delegação do Brasil para o acompanhamento dos desdobramentos das atividades dos itens de agenda da conferência.

Participação Remota

11 de maio 

Reunião da Comissão de Estudos 5 (SG 5) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T): Ambiente, Mudanças Climáticas e Economia Circular.

Estabelecer novos padrões para proteção elétrica de equipamentos para infraestrutura de telecomunicações, principalmente de sistemas banda larga e Rever os requisitos técnicos quanto aos aspectos de compatibilidade eletromagnética (EMC) com o propósito de atualizar as faixas e os procedimentos para avaliação da conformidade técnica do ambiente eletromagnético

Participação Remota

11 a 20 de maio

LVI Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 1 (SGT -1 - Comunicações) do Mercosul;

LII Reunião Ordinária da Comissão Temática de Assuntos Postais (CTAP) do SGT-1;

LV Reunião Ordinária da Comissão Temática de Radiocomunicação (CTRc) do SGT-1;

LIV Reunião Ordinária da Comissão Temática de Radiodifusão (CTRd) do SGT-1;

LV Reunião Ordinária da Comissão Temática de Serviços Públicos de Telecomunicações (CTSPT) do SGT-1.

Trata-se de reunião dos reguladores e autoridades do setor de comunicações, inclusive do setor postal, em seus diversos níveis hierárquicos, em âmbito do MERCOSUL. Os diversos assuntos que serão tratados nas áreas de telecomunicações e serviços postais visam a alcançar a consolidação da União Aduaneira e avançar rumo ao Mercado Comum, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de integração regional.

 

Participação Remota

19 a 21 de maio

27ª Reunião do Grupo Assessor do Setor de Radiocomunicações (RAG) da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R) 

Considerar a necessidade de revisar a Resolução ITU-R 1-8 (2019) e  identificar possíveis modificações na Resolução ITU-R 1-8 (2019).

Participação Remota

25 a 27 de maio

Reunião da Comissão de Estudos 2 (CE-2) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T: Aspectos Operacionais de Provisionamento de Serviços e Gerenciamento de Redes de Telecomunicações.

Definir e descrever serviços e facilidades do ponto de vista do Usuário de forma a facilitar a interconexão e interoperabilidade globais e, na medida do possível, garantir a compatibilidade com o Regulamento de Telecomunicações Internacionais (ITR – International Telecommunication Regulations)

Participação Remota

27 de maio a 05 de junho

Reunião virtual (E-meeting) dos Grupos de Trabalhos 4A, 4B e 4C (GTs 4A, 4B e 4C) da Comissão de Estudo 4 (CE 4) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Tratar dos assuntos relacionados aos sistemas e redes dos serviços fixos por satélite, móvel por satélite, de radiodifusão por satélite e de radiodeterminação por satélite.

Participação Remota

28 a 29 de maio

Reunião do Grupo de Iniciativas de Construção de Capacidades (GCBI) da UIT; e, XXV Reunião do Grupo Assessor do Setor de Desenvolvimento da UIT - TDAG

Assessorar o Diretor do Bureau de Desenvolvimento das Telecomunicações (BDT) no cumprimento de suas atribuições e atividades inerentes às competências da UIT-D; e, Acompanhar os assuntos relativos às Comissões de Estudo 1 e 2 da UIT-D, dos programas aprovados pelo Plano de Ação na última Conferência Mundial 

Participação Remota

01 a 05 de junho

Sessão 2020 do Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Acompanhar a implementação das atividades relevantes no âmbito do Conselho da UIT que se refletem na atividades da UIT-D, UIT-T e UIT-R. Os resultados da reunião serão norteadores na continuidade dos trabalhos da CBC 1 e, sobretudo, na preparação à próxima reunião dos Grupos de Trabalho do Consellho (CWG - Council Working Groups).   

Participação Remota

09 a 12 de junho

Primeira reunião virtual do Grupo Preparatório da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (CPG23) da Conferência Postal e de Telecomunicações das Administrações Europeias (CEPT).

Desenvolver e aprovar posicionamentos e propostas comuns europeias (ECPs) para as Conferências Mundiais de Radiocomunicações da UIT (WRCs) e as Assembleias de Radiocomunicações (RAs)

Participação Remota

22 a 23 de junho

Reunião da Comissão de Estudos 16 (CE16) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Discutir temas relacionados ao “Ginga”, middleware aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras, sendo uma solução avançada para programação interativa. Além disso, devem ser discutidos diversos outros temas, por exemplo, a tecnologia blockchain (DLT - Distributed Ledger Technologies).

Participação Remota

22 de junho a 03 de julho

15ª Conferência Europeia de Gestão do Espectro.

Contribui para o conhecimento das visões e perspectivas dos temas em discussão na região da Europa, em especial aqueles relacionados a WRC-23.

Participação Remota

23 a 29 de junho

Reunião #35 e do Grupo de Trabalho 5D (GT 5D) da Comissão de Estudos 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Tratar dos assuntos relacionados aos Serviços de Comunicações Móveis Terrestres, Amador e Amador por Satélite, Móvel Marítimo, Móvel Aeronáutico, Radiodeterminação, sistemas fixo sem fio e sistemas de alta frequência (HF, do inglês) nos Serviços Móveis Terrestres e Fixos.

Participação Remota

23 a 09 de junho

Reunião Plenária do Comitê Consultivo da Organização Mundial de Saúde - OMS (WHO International Advisory Committee (IAC) on Non-Ionizing Radiation and Health (EMF and Optical Radiation)).

O Projeto Internacional EMF incentiva a investigação orientada para preencher lacunas importantes no conhecimento e facilitar o desenvolvimento de padrões internacionalmente aceitos quanto aos limites de exposição a EMF.

Participação Remota

29 de junho a 01 de julho

ITU Regional Radiocommunication Seminar 2020 for the Americas (RRS-20-Americas)

Fomentar a aquisição e compartilhamento de conhecimento e know how em radiocomunicações)

Participação Remota

13 a 24 de julho

Reunião do Grupo Regional para a América Latina e Caribe da Comissão de Estudos 3 da UIT-T.

Comissão de Estudos 3 da UIT-T. é responsável pelos estudos relacionados a tarifas e princípios contábeis (incluindo metodologia de custos) dos serviços de telecomunicações internacionais e aspectos econômicos e de elaboração de políticas.

Participação Remota

15 de julho a 17 de julho

Reuniões da Comissão de Estudos 5 e seus Grupos de Trabalho 5A, 5B, 5C do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Tratar dos assuntos referentes aos serviços de radiocomunicação móvel terrestre, radioamador terrestre e por satélite, móvel marítimo, móvel aeronáutico, de radiodeterminação, fixo e de sistemas HF nos serviços móveis e fixos terrestres.

Participação Remota

20 a 31 de julho

Reunião Plenária da Comissão de Estudos 11  – “Especificação de Testes, Protocolos, Requerimentos de Sinalização e Combate a produtos Falsificados” do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

Discutir e desenvolver documentos sobre diversos temas, como testes de serviços e equipamentos de telecomunicações (incluindo QoE e QoS), requisitos e parâmetros para o Protocolo IPv6, certificação e teste de equipamentos, e ações para o combate ao uso de terminais roubados, falsificados e de baixa qualidade, dentre outros.

Participação Remota

22 a 31 de julho

108ª Reunião do IETF (Internet Engineering Task Force) – IETF 108.

Desenvolver contribuições relacionadas a compatibilidade eletromagnética, proteção elétrica, meio ambiente, infraestrutura de redes de transporte e acesso, e padronização dos protocolos de rede (ex. IP, SIP, H.323, etc)

Participação Remota

27 a 31 de julho

6ª Conferência Ásia-Pacifico de Gestão do Espectro.

Discutir questões atuais relacionadas ao gerenciamento e coordenação da política de espectro em toda a região da Ásia-Pacífico, incluindo temas como por exemplo redes móveis de 5ª Geração (5G), compartilhamento e uso eficiente do espectro e conferência mundial de radiocomunicações de 2019 (WRC-19) e de 2023 (WRC-23).

Participação Remota

03 a 06 de agosto

Reunião dos Grupos de Trabalho 3J, 3K, 3L, 3M, e da Comissão de Estudos 3 do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Desenvolver estudos relacionados com propagação por difração, no contexto da revisão dos fundamentos da Rec. ITU-R P. 526; Acompanhar o desenvolvimento da Rec. ITU-R P.530, sobre propagação em céu claro; e, Acompanhar o desenvolvimento da Rec. ITU-R P.533, sobre propagação ionosférica, principalmente, considerando a introdução de sistemas digitais em HF.

 Participação Remota

10 a 21 de agosto  

Reunião da Comissão de Estudos 17 (CE-17) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T

Discutir assuntos importantes para a regulação das telecomunicações no Brasil, que poderão exigir posicionamento da Administração brasileira para defender interesses nacionais e apresentar a experiência brasileira nestes aspectos.

Participação Remota

24 de agosto a 03 de setembro   

39ª Reunião Extraordinária da Assembleia das Partes (AP-39) - ITSO

Discutir as implicações do pedido de falência da Intelsat sobre a ITSO, tendo em vista que essa operadora de satélite é a única provedora financeira da organização.

Participação Remota

27 e 28 de agosto

20º Global Symposium for Regulators - GSR

Contribuir com experiências e opiniões, bem como acompanhar as discussões em andamento nas diversas administrações, conhecer as experiências e propostas dos outros países e organizações participantes e apresentar as posições brasileiras acerca de temas que afetam o país e influenciam no desenvolvimento das telecomunicações no Brasil.

Participação Remota

01 a 03 de setembro

Reunião da Comissão de Estudos 2 (CE-2) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T: Aspectos Operacionais de Provisionamento de Serviços e Gerenciamento de Redes de Telecomunicações.

Definir e descrever serviços e facilidades do ponto de vista do Usuário de forma a facilitar a interconexão e interoperabilidade globais e, na medida do possível, garantir a compatibilidade com o Regulamento de Telecomunicações Internacionais (ITR – International Telecommunication Regulations)

Participação Remota

7 a 8 de setembro

Reunião da Comissão de Estudos 12 (CE 12) – Performance, QoS e QoE - do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações – UIT-T.

Em caráter excepcional, devido às ações internacionais de combate à disseminação do vírus COVID-19, a presente reunião da CE 12 foi acrescentada ao calendário como complemento à reunião de abril e tem como objetivo a conclusão de discussões que permaneceram pendentes. Os debates serão focados nos itens de trabalho que estiverem mais desenvolvidos.

Participação Remota

7 a 11 de setembro 

Reunião plenária da Comissão de Estudos 15 (CE 15) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T) (SG15: Transport, Access and Home).

Acompanhar e participar das discussões referentes ao desenvolvimento e atualização de padrões para fabricação de fibras ópticas e cabos de fibra ópticas, de forma a aprimorar seus requisitos técnicos para a avaliação da conformidade, assim como das discussões relativas à infraestrutura para redes de acesso e de transporte óptica, abrangendo os requisitos técnicos para os equipamentos, dentre os quais os G-PON (G.984 series) e os multiplexadores ópticos por divisão de comprimento de onda (xWDM).

Participação Remota

07 a 18 de setembro

Reuniões dos Grupos de Trabalho do Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT)

Estabelecer as diretrizes estratégicas e temáticas da UIT e aprova o plano operacional e o orçamento do Secretariado-Geral e dos setores de Radiocomunicações (UIT-R), Normalização (UIT-T) e Desenvolvimento (UIT-D).

Participação Remota

14 a 18 de setembro

11ª Reunião do Grupo de Especialistas em Indicadores de TIC/Telecomunicações (Expert Group on Telecommunications/ICT Indicators – EGTI); e,

8ª Reunião do Grupo de Especialistas em Indicadores de TIC Domicílios (Expert Group on ICT Households Indicators – EGH

Examinar as contribuições recebidas dos membros do fórum de discussão online do EGTI durante o atual período. Os resultados das discussões serão apresentados no 17º Simpósio Mundial de Indicadores de Telecomunicações (WTIS) entre 1-3 de dezembro de 2020. 

 Medir o número de usuários da Internet com precisão. O Manual revisado da ITU para Medir o Acesso e Uso de TIC por famílias e indivíduos será lançado formalmente em todos os idiomas da UIT. 

Participação Remota

14 a 18 de setembro

Cybersecurity Alliance for Mutual Progress (CAMP) annual meeting e  GCCD Seminar.

O Fórum abordará aspectos relacionados com a gestão da segurança cibernética - como a criação de resiliência cibernética, a luta contra a cibercriminalidade ou a estabilidade no ciberespaço

Participação Remota

14 a 25 de setembro

Reuniões dos Grupos de Trabalho 7A - Emissões de Freqüência Padrão e Sinais de Tempo, 7B - Aplicações de Sistemas de Radiocomunicações Espaciais, 7C - Sistemas de Sensoriamento Remoto e 7D - Radioastronomia, da Comissão de Estudos 7 - Serviços Científicos, do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

A administração brasileira atuará na defesa dos posicionamentos e interesses dos serviços científicos nacionais, considerando os assuntos, questões e itens de agenda da CMR-23, que terão continuidade nas reuniões citadas.

A delegação brasileira considera contribuir com três minutas de respostas a perguntas provenientes do Grupo de Trabalho 5D - Sistemas IMT, relativas ao item 1.4 da CMR-23, que trata do uso de estações de plataforma de alta altitude como estações IMT (HIBS).

Participação Remota

14 de setembro a 02 de outubro

Reunião do  Grupo Assessor de Normalização das Telecomunicações - TSAG do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T

Discutir a preparação para a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações 2020 - AMNT-20, que será realizada no próximo ano, principal conferência do setor de normalização da UIT-T onde é definida a estrutura, mandato e lideranças da UIT-T para o próximo período de estudos (2021-2024).

Participação Remota

21 a 25 de setembro

Reunião das Relatorias das Questões da Comissão de Estudos 1 (CE 1) do Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-D)

Acompanhar a implementação das atividades constantes do Plano de Ação aprovado durante a última Conferência Mundial de Desenvolvimento e atuar diretamente nos temas que sejam de interesse estratégico e regulatório para o País, no âmbito da UIT-D.

Participação Remota

21 de setembro a 02 de outubro 

GSMA Webinar WRC-23: 5G for All

Abordará como um futuro resultado equilibrado na Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23) poderá fornecer soluções para problemas de longo prazo, incentivando uma maior harmonização, cobertura e eficiência de custos no que se refere as redes móveis de 5ª Geração

Participação Remota

22 de setembro

Simulation of Wireless Networks Webinar

Abordará  decisões regulatórias nacionais e internacionais a partir de resultados de simulações, além de tratar os impactos dessas decisões na sociedade e na indústria.

Participação Remota

02 de outubro

ITU Policy and Economics Colloquium (IPEC 2020)

Discutir temas como a conexão dos desconectados em um mundo digital, as questões econômicas e financeiras em um ambiente de banda larga convergente e os novos desafios no ecossistema digital

Participação Remota

05 a 07 de outubro

Reunião dos Grupos Relatores das Questões da Comissão de Estudos 2 (CE 2) do Setor de Desenvolvimento da União Internacional de Telecomunicações (UIT-D).

Apresentar as contribuições e posicionamentos brasileiros e trazer subsídios para o direcionamento e continuidade dos trabalhos da CBC 4

Participação Remota

05 a 16 de outubro 

Reunião #36e do Grupo de Trabalho 5D (GT 5D) da Comissão de Estudos 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R). Iniciar uma nova revisão da Recomendação ITU-R M.1036 para desenvolver arranjos de frequência para as faixas identificadas para IMT na CMR-19 e a realização de estudos sobre os aspectos técnicos e operacionais de sistemas de comunicação banda larga móvel Participação Remota 05 a 16 de outubro

GVF Webinar "A Regional Perspective on C-Band – The Next Battleground?"

Abordará a utilização da Banda C por sistemas de satélites e o desenvolvimento de redes móveis de 5ª Geração nesta faixa.

Participação Remota

08 de outubro

Reuniões dos Grupos Relatores Intersetoriais IRG-IBB (Intersectoral Rapporteur Group - Integrated Broadcast Broadband) e

 

IRG-AVA (Intersectoral Rapporteur Group - Audiovisual Media Accessbility).

Discutir temas relacionados ao “Ginga”, middleware aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras, sendo uma solução avançada para programação interativa (no âmbito do IRG-IBB), assim como sobre acessibilidade aos conteúdos audiovisuais (IRG-AVA)

Participação Remota

13 de outubro

 

 

20 de outubro

 

82ª Sessão do Comitê de Políticas da Economia Digital (CDEP)

Fortalecer a cooperação  entre os países membros e com os parceiros, consistente com a estratégia de relações globais do Comitê, com vistas a promover o intercâmbio de experiências e a coordenação de políticas nos níveis nacional e internacional.

 

Participação Remota

15 de outubro

12, 19, 24 e 30 de novembro

04 de dezembro

Reunião da Comissão de Estudos 5 (SG 5) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T): Ambiente, Mudanças Climáticas e Economia Circular.

Tratar da manutenção e do desenvolvimento das especificações e requisitos técnicos relativos à compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança elétrica, taxa de absorção específica (SAR), imunidade e resistibilidade de dispositivos de redes e produtos para telecomunicações, exposição a campos eletromagnéticos (EMF) e carregadores universais, consideradas importantes na manutenção e atualização do processo de avaliação da conformidade da Anatel.

Participação Remota

19 a 23 de outubro de 2020

Reunião dos Grupos de Trabalhos 4A, 4B, 4C (GTs 4A, 4B e 4C) e da Comissão de Estudo 4 (CE 4) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Tratar dos assuntos relacionados aos sistemas e redes dos serviços fixos por satélite, móvel por satélite, de radiodifusão por satélite e de radiodeterminação por satélite.

Participação Remota

21 de outubro a 06 de novembro

37ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo Permanente I (CCP.I) – CITEL 

Reunião de preparação para a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações 2020 - AMNT-20, que está prevista para ser realizada no próximo ano, principal conferência do setor de normalização da UIT-T onde é definida a estrutura, mandato e lideranças da UIT-T para o próximo período de estudos (2021-2024). 

Participação Remota

26 a 30 de outubro

62ª Sessão do Grupo de Trabalho em Infraestrutura e Serviços de Comunicações (WPCISP), do Comitê de Políticas da Economia Digital (CDEP)

Apresentação do Relatório : "Going Digital Toolkit Policy Note- Bridging Connectivity Divides".

Atualização sobre o Programa de Trabalho e Orçamento para 2021-2022.

Participação Remota

26 a 27 de outubro

 

10 e 19 de novembro

 

Dynamic Spectrum Alliance Annual Global Summit 2020

Evento que congrega negociadores, reguladores, academia e lideres do setor privado para discussão e debate sobre modelos e métodos de compartilhamento de espectro, entre outros temas

Participação Remota

03 a 05 de novembro

X Congreso Internacional de Espectro - Motor de Crecimiento Econômico y Social

Foco no espectro como catalizador da economia e como recurso fundamental para desenvolvimento da sociedade

Participação Remota

09 de novembro 

Reuniões da Comissão de Estudos 5 (CE 5) e seus Grupos de Trabalho 5A, 5B, 5C do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Tratar dos assuntos referentes aos serviços de radiocomunicação móvel terrestre, radioamador terrestre e por satélite, móvel marítimo, móvel aeronáutico, de radiodeterminação, fixo e de sistemas HF nos serviços móveis e fixos terrestres.

 
Participação Remota

09 a 23 de novembro

 

7th Latin America Spectrum Management Conference

Discutir tópicos relacionados as políticas de gerenciamento do espectro e coordenação na região

Participação Remota

10 a 13 de novembro

Reunião dos Grupo de Trabalho (GT 1A, 1B e 1C) e da Reunião da Comissão de Estudos 1 (CE 1) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R)

Tratar de  assuntos relacionados à administração do espectro no que se refere a: (i) técnicas de engenharia do espectro, (ii) metodologias e estratégias econômicas para gerência do espectro, e (iii) técnicas de radiomonitoragem.

Participação Remota

24 de novembro a 03 de dezembro

99ª Sessão do Comitê em Políticas para o Consumidor (CCP) e 20ª Sessão do Grupo de Trabalho em Segurança dos Produtos para o Consumidor (WPCPS) no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - Parte 2. 

Contribuir para políticas consumeristas que venham fortalecer o desempenho dos mercados, fornecendo proteção aos consumidores contra práticas comerciais fraudulentas ou enganosas e contra produtos inseguros.

Participação remota

02 a 06 de novembro

Reunião das Relatorias das Questões 5/9, 8/9 e 9/9 e da Working Party 2 da Comissão de Estudos 9 (CE 9) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T)

A atuação brasileira está especialmente voltada para a discussão do texto para aprovação por consenso da proposta de Recomendação J.acf-hrm, objeto de contribuição brasileira.

Participação remota

16, 17, 19 e 25 de novembro

 

LVII Reunião do SGT-1 do Mercosul e de suas Comissões Temáticas

Reunião dos reguladores e autoridades do setor de comunicações, em seus diversos níveis hierárquicos, em âmbito do MERCOSUL. Os diversos assuntos que serão tratados nas áreas de telecomunicações visam a alcançar a consolidação da União Aduaneira e avançar rumo ao Mercado Comum, com vistas ao aperfeiçoamento do processo de integração regional.

Participação remota

09 a 13 de novembro de 2020

109ª Reunião do IETF (Internet Engineering Task Force) – IETF 109.

Defender a posição brasileira nos temas afetos aos interesses nacionais, bem como a integração e colaboração com outras administrações, e buscar a padronização dos assuntos discutidos, é papel relevante da Agência como representante do País nos assuntos de telecomunicações.

Participação remota

16 a 20 de novembro de 2020

23ª Sessão do Comitê de Políticas Regulatórias (RPC), 15º sessão da Rede de Reguladores (NER), no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e debate sobre coleta, processamento e publicação de dados, no Clube de Reguladores, em realização conjunta com a Rede de Reguladores da OCDE.

Participar das discussões do Regulatory Policy Committee (RPC), do Network of Economic Regulators (NER) e no Clube de Reguladores, coordenar a participação da Anatel na defesa dos interesses da Agência no âmbito dos fóruns. 

Participação remota

16 a 20 de novembro de 2020

29ª Sessão do Grupo de Trabalho sobre Medição e Análise da Economia Digital (MADE), no âmbito do Comitê de Políticas da Economia Digital (CDEP) - Sessões virtuais. 

Participar das discussões do Grupo de Trabalho sobre Medição e Análise da Economia Digital (MADE), bem como coordenar a representação da Anatel na defesa dos interesses brasileiros no âmbito do GT.

Participação remota

17 de novembro de 2020

Reunião #36-bis do Grupo de Trabalho 5D (GT 5D) da Comissão de Estudos 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Neste ciclo de estudos, o GT 5D endereçará vários temas de interesse do Brasil, dentre eles destacam-se o início de uma nova revisão da Recomendação ITU-R M.1036 para desenvolver arranjos de frequência para as faixas identificadas para IMT na CMR-19 e a realização de estudos sobre os aspectos técnicos e operacionais de sistemas de comunicação banda larga móvel. 

Participação remota

17 a 19 de novembro de 2020

36ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo Permanente II (CCP.II) – Radiocomunicações, da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel).

Trata-se da segunda reunião do CCP.II no ciclo de estudos 2020-2023. Nesta reunião serão iniciados os trabalhos sobre os temas a serem estudados para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (CMR-23), sendo de extrema importância a participação da Delegação do Brasil para o acompanhamento dos desdobramentos das atividades dos itens de agenda da conferência.

Participação remota

30 de novembro a 4 de dezembro de 2020

 


 

Nós protegemos seus dados

Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel.